sexta-feira, 12 de junho de 2015

Softwares que auxiliam o Sistema Logístico

Tecnologia da informação e logística

O termo Tecnologia da Informação (TI) serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos (hardwares, seus dispositivos e periféricos; softwares e seus recursos; rede de telecomunicação; sistemas de gerenciamento de dados e informações) utilizados para dar suporte para a geração e uso da informação.
O termo hardware passa essencialmente pelo conceito de equipamento, isto é, computadores e periféricos, e softwares são os programas utilizados pelos computadores para executar suas funções. Alguns hardwares utilizados em atividades logísticas são:

• códigos de barra, tecnologia de colocação de códigos legíveis por computador em itens, meio eficaz de identificar produtos mediante a conversão pelo computador da leitura feita por um sensor. Segundo Gonçalves (2007, p. 336), o código de barras é uma das mais importantes aplicações de hardwares na Logística, já que simplifica a entrada de dados nos sistemas informatizados e, conseqüentemente, facilita as operações nos pontos de vendas, despacho e recebimento de cargas;

• EPC (Eletronic Product Code),são etiquetas eletrônicas que servem como identificação por rádio freqüência, tecnologia bastante utilizada em itens de maior valor agregado;

• coletores de dados, amplamente utilizados no varejo, seja na entrada, na movimentação e na saída de produtos, contagem de estoque e inventários;

• sistemas de rádio freqüência (são constituídos de coletores de dados operados a distância);

• GPS (Global Positioning Systems), sistema de posicionamento global que possibilita ao usuário determinar sua posição tridimensional em qualquer lugar da Terra, utilizado para rastreamento de frotas.

Patterson et al. (2003), citado por Bandeira e Maçada (2008, p. 290), apontam 18 aplicações de TI na Logística. A tabela apresentada a seguir mostra a descrição e respectivas aplicações de diversos softwares, hardwares e Sistemas de Gerenciamento. A integração de softwares, hardwares e equipamentos periféricos resulta nos chamados Sistemas de Gerenciamento.
 
Segundo Vieira (200?), as aplicações de TI na Logística podem ser classificadas em quatro grupos:
• planejamento (CRM – Customer Relationship Management, SRM – Suplier Relationship Management; ERP – Enterprise Resources Planning; MRP – Material Requirements Planning; DRP – Distribution Resources Planning; APS – Advanced Planning and Scheduling);

• comunicação (EDI – Electronic DataIntrchange; RFID – Radio Frequency Identification; Código de barras);

• controle (KPI -Key Performance Indicators);

• execução (WMS - Warehouse Management System; TMS - Transportation Management System; MES – Manufacturing Execution System).
2.1 – TI e Logística: sistemas de gerenciamento

2.1.1 – Sistema de Gerenciamento de Estoques (MES)

O MES (Manufacturing Execution System) é um sistema de gerenciamento da produção, organizado em cinco módulos: Ready; Execute; Process; Analyse; e Coordinate. A integração de operações com o estoque, com o sistema ERP (Enterprise Resources Planning) e outras áreas da empresa (como manutenção) é feita pelo módulo Coordinate (SOUZA, 2005, p.15).

Funcionalidades: coleta e armazenamento de informações; monitoramento dos recursos da produção (pessoas, equipamentos); análise de desempenho local e global, rastreabilidade de produtos; controle de documentação; inventários e ajustes automáticos; monitoramento de quebras e reduções de ritmo; controle de fluxo de materiais; monitoramento da qualidade dos produtos e processos de fabricação; baixas automáticas de matérias primas; fornecer informações e subsidiar diversos processos de planejamento, programação e gestão na cadeia de abastecimento (VIEIRA, 200?).

Um sistema exclusivamente para gerenciamento de estoques é o IMS (Inventory Management System), Sistema de Gerenciamento de Inventário, que desempenha diversas atividades, das quais destacam-se as operações de estoque, gestão do inventário e controle de perdas e avarias (RICARTE, 2005, p. 67-68).
2.1.2 – Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS)

O WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio freqüência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) ocasionando redução de custos, melhoria no nível de serviço e nos indicadores de desempenho. Também pode se integrar à sistemas de clientes e fornecedores

Segundo Banzato (1998), o WMS possui diversas funções para apoiar a estratégia de logística operacional direta de uma empresa, entre elas: programação e entrada de pedidos; planejamento e alocação de recursos; portaria; recebimento; inspeção; definição de endereçamento dos produtos; estocagem; separação de pedidos (picking); embalagem; carregamento; expedição; emissão de documentos; inventário; definição e controle de rotas de coleta.

Banzato (1998), elaborou uma lista de outros recursos de TI voltados à armazenagem: DRP (Distribution Requirements Planning), Planejamento das Necessidades de Distribuição; EDI (Eletronic Data Interchange), Intercâmbio Eletrônico de Dados; Código de Barras; RFID (Radio-Frequency Identification), Identificação por Rádio Freqüência).
2.1.3 - Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS)

O TMS (Transportation Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, auxilia no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas a transporte. As principais funcionalidades do TMS, podem ser divididas em quatro grupos:

• gestão da expedição de cargas: rastreabilidade das informações e a emissão do romaneio de carga com as notas fiscais que serão expedidas, com opções de consulta para facilitar a montagem dos embarques;

• planejamento e programação dos fretes: controle e monitoramento dos fretes contratados pela empresa embarcadora, auxiliando nas operações decorrentes do frete previsto e realizado de matérias-primas, componentes, bens, materiais, embalagens e produtos acabados. Conferência automática, apontando as divergências entre o valor negociado e o valor cobrado pelo parceiro de transporte;

• ocorrências em transporte: registro, controle e monitoramento das ocorrências (roubo, avarias, reentrega, devolução e outras) durante o trajeto da carga, auxiliando nas operações decorrentes e na escolha das próximas ações, como o pagamento de diárias

• controle formal das negociações entre a empresa embarcadora e os terceiros (também chamados de carreteiros e agregados) contratados para realizar o transporte, bem como gerenciamento de contratos emitidos para pagamento.

Os principais benefícios proporcionados pelo TMS são:

• redução nos custos de transportes e melhoria do nível de serviço;

• melhor utilização dos recursos de transportes;

• melhoria na consolidação de cargas e definição de rotas;

• menor tempo necessário para planejar a distribuição e a montagem de cargas;

• disponibilidade de dados atualizados dos custos de frete por cliente, por produto, etc;

• acompanhamento da evolução dos custos com transportes;

• disponibilidade de informações online;

• suporte de indicadores de desempenho para aferir a gestão de transportes.
3 – Considerações finais

As principais contribuições da TI para a logística são as seguintes:

• contribuição para a redução de custos na gestão do ciclo de fluxos de materiais;

• otimização dos recursos físicos alocados em toda a cadeia de suprimentos. Dessa forma, a TI forma um banco de dados necessário e implementa as ferramentas de suporte à decisão para gerenciar recursos e usá-lo com a máxima eficiência;

• transferência de informações entre diferentes elos da cadeia logística (fabricantes, distribuidores, clientes, provedores de serviços logísticos e transportadores);

• acompanhamento do desempenho operacional. A TI fornece informações de retorno úteis para o controle de desempenho logístico e também para indicadores logísticos;

• fornecer ferramentas de tomada de decisão para a gerência.

• melhoria no nível de serviço como resultado de informações mais freqüentes, sincronizadas e confiáveis.

Referencia: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA04sAB/tecnologia-informacao-ti-aplicada-a-logistica

Nenhum comentário:

Postar um comentário