O JIT não é um objetivo facilmente atingível
A principal meta do JIT é o alcance de Estoque Zero, confinado não apenas
dentro de uma só empresa, mas por meio de toda uma cadeia de suprimentos. Mesmo
para atingir sucesso parcial, é necessário pensar longe, além da finalidade do
controle de estoque por si só, contemplando virtualmente todos os aspectos do
controle gerencial (HUTCHINS, 1993).
Um dos problemas enfrentados pelo JIT é o estoque de matéria-prima. A
matéria-prima pode ser mantida pela imprevisibilidade da qualidade dos
fornecedores, mas também por razões internas, como falta de esmeradas previsões
de demanda, quebra de alguma máquina ou equipamento, perda relacionada à qualidade
do produto e outras.
O JIT não é um objetivo facilmente atingível; é um termo recentemente
popular para descrever o tipo de sistema que resulta da adoção de uma abordagem
de integração total de sistema. O termo pretende transmitir a ideia de que os
três principais elementos de manufatura – recursos financeiros, equipamento e
mão de obra – são colocados somente na quantidade necessária e no tempo
requerido para o trabalho.
Uma vez que o desenvolvimento de processos e produtos de alta qualidade
é uma responsabilidade de toda empresa, e não somente de uma única área, a
palavra manufatura inclui todas as funções da empresa (isto é, engenharia,
produção, vendas, finanças, controle de qualidade, etc.) e não somente
produção.
Para se obter o máximo de benefício de um sistema de manufatura just in
time é necessário criar uma nova mentalidade de gestão empresarial.
O JIT surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua ideia
básica e seus desenvolvimentos creditados à Toyota Motor Company, a qual
buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a
demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo
atraso.
Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de
técnicas de administração de produção, sendo considerado como uma completa
“filosofia, a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da
qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão
de recursos humanos”.
Embora haja quem diga que o sucesso do
sistema de administração JIT esteja calcado nas características culturais do
povo japonês, mais gerentes e acadêmicos têm-se convencido de que esta
filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer
parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos
da filosofia just in time:
- Produção em estoque;
- Redução do custo de materiais: são as reduções diretas em aquisição, recepção, inspeção e custos de armazenagem;
- Manufatura de fluxo contínuo;
- Esforço contínuo na resolução de problemas;
-Melhoria contínua dos processos;
- Produção em estoque;
- Redução do custo de materiais: são as reduções diretas em aquisição, recepção, inspeção e custos de armazenagem;
- Manufatura de fluxo contínuo;
- Esforço contínuo na resolução de problemas;
-Melhoria contínua dos processos;
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado.
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/31586/just-in-time-processo-produtivo-logistica-empresarial#ixzz3dFHzmDOm
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