Principais
Rodovias Nacionais
- · BR-116/RJ/SP Rio de Janeiro - São Paulo;
- · BR-101/RJ Ponte Rio / Niterói;
- · BR-040/MG/RJ Rio de Janeiro - Juiz de Fora;
- · BR-116/RJ Rio de Janeiro – Teresópolis – Além Paraíba;
- · BR-290/RS Osório - Porto Alegre;
- · BR-116/293/392/RS Pólo de Pelotas;
- · BR-116/PR/SC Curitiba – Div. SC/RS;
- · BR-376/PR - BR-101/SC Curitiba – Florianópolis;
- · BR-116/SP/PR São Paulo – Curitiba (Régis Bitencourt);
- · BR-381/MG/SP Belo Horizonte – São Paulo (Fernão Dias);
- · BR-101/RJ Ponte Rio-Niterói Div.RJ/ES;
- · BR-153/SP Div.MG/SP – Div. SP/PR;
- · BR-393/RJ Div. MG/RJ - Entr.BR-116 (Dutra);
- · BR – 116/324 BA BR - 116 – Feira de Santana;
- ·
BR – 324 – Salvador Feira BR – 526 / BR – 324 /
BA – 528 BA – 528 / BA 526 / Aratu.
A
BR-116 é a principal rodovia brasileira,
sendo também a maior rodovia totalmente pavimentada do
país. É uma rodovia longitudinal que tem início na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará e
término na cidade de Jaguarão, no
estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai.
A
extensão total da rodovia é de aproximadamente 4.380 quilômetros,
passando por dez estados, ligando cidades importantes como Carangola, Caratinga, Pelotas, Porto Alegre, Canoas,
Cachoeira Paulista, Caxias do Sul, Lages, Curitiba, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos,Jacareí,
Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé,
Teresópolis, Além Paraíba, Muriaé, Leopoldina, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Vitória da Conquista , Feira de Santana, Tucano, Euclides da Cunha e Fortaleza.
Privatizações
Em
1° de março de 1996, o
trecho entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foi concedido para a
iniciativa privada. Atualmente, a concessionária CCR Nova Dutra
administra este trecho, o mais movimentado do país, chamado de Rodovia Presidente Dutra. No mesmo dia, um
trecho de 144 quilômetros, entre os municípios de Duque de Caxias, no
Rio de Janeiro, e Sapucaia, no Rio de Janeiro, foi
concedido a CRT. O trecho entre Duque de Caxias e Guapimirim é
duplicado.
No
dia 9
de outubro de 2007, o
trecho de São Paulo para Curitiba (Rodovia Régis Bittencourt) foi leiloado pelo
governo federal junto com outros trechos de rodovias federais pelo país. O
leilão colocou à venda concessões de 25
anos para a exploração de sete trechos de rodovias federais, cerca de 2.600 Km. O grupo espanhol OHL arrematou a maior parte das
concessões, 5 dos 7 trechos. (Os outros 2 trechos foram adquiridos pelas
empresas BR Vias (BR-153) e Aciona (BR-393)).
O
trecho entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais é administrado pela Via Bahia. A
concessionária começou a operar em outubro de 2009 cobrindo 26 municípios
baianos, a cobrança de pedagio foi iniciada no dia 07 de Dezembro de 2010.
Trechos duplicados
A
rodovia é duplicada nas áreas metropolitanas, além de ter sido totalmente
duplicada em 1967 no trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo (Rodovia Presidente Dutra), e duplicada em quase
toda sua extensão no trecho entre São Paulo e Curitiba (Régis Bittencourt) no Governo FHC.
O
trecho que passa em Curitiba sofreu algumas alterações em decorrência da
criação do Eixo Rodoviário da Capital, o que ocasionou com que a área urbana
passasse a se chamar BR-476,
enquanto o nome BR-116 foi dado ao Contorno Leste de Curitiba, também
duplicado.
Foi
recentemente concluído o projeto de duplicação do trecho entre Fortaleza e a
cidade de Pacajus.
O
Trecho de 509 Km entre Divisa Alegre em Minas Gerais e Feira de Santana na Bahia está
sendo duplicado pela concessionária Via Bahia. O
governo anunciou em 2014 a duplicação de cerca de 93,5 km entre Feira de Santana e Teofilândia na
região do Nordeste Baiano. Serão ao todo 602,5
Km duplicados num total de 974,6 Km da br-116 na Bahia.
A
duplicação da Br-116 no Paraná no trecho de 25 Km entre Curitiba e Madirituba está quase concluído.
Em 2013 começam as obras de duplicação do trecho entre Guaíba e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Neste estado, já é duplicado o trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Em 2013 começam as obras de duplicação do trecho entre Guaíba e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Neste estado, já é duplicado o trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Detalhamento dos trechos
Ceará
Começando em Fortaleza, a BR-116 é a principal rodovia
ligando o Nordeste ao Sul do país, no estado do Ceará saindo de Fortaleza a
BR-116 passa pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Morada
Nova, Russas, Limoeiro
do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Icó, Baixio, Lavras da Mangabeira e Ipaumirim. Depois, a rodovia entra na Paraíba e retorna ao Ceará,
passando pelos municípios de Barro, Milagres, Abaiara, Brejo
Santo, Porteiras, Jati e sai de
território cearense pelo município de Penaforte. O percurso no Ceará tem 544,5 quilômetros sendo a saída
de Fortaleza duplicada até o km 50 no município de Pacajus e restante do trecho até o km 544,5 rodovia com duas
vias em sentido duplo e acostamento em ambos os lados até a divisa do estado do
Ceará com o estado de Pernambuco.
Paraíba
Um pequeno trecho, com treze quilômetros de extensão,
passa por dentro da Paraíba, zona rural do município de Cachoeira dos Índios, extremo oeste do estado, devido à topografia do local.
Há a entrada da PB-417 que leva
a zona urbana do município, além da BR-230, que intersecta a BR-116 em Ipaumirim (CE) e liga a
rodovia federal ao município de Bom Jesus (PB).
Pernambuco
No estado de Pernambuco, a BR-116 passa pelos municípios
de Salgueiro e Cabrobó. A estrada está em boas condições, porém o
risco de ser assaltado em alguns trechos (em especial os trechos entre Cabrobó
e Salgueiro) permanece, em especial a noite. As proximidades da ponte sobre o
Rio São Francisco também inspiram muitos cuidados. É recomendável ao condutor
muita atenção e evitar circular sozinho, optando sempre que possível em comboio
de 2 ou mais veículos. A pista passa por trechos com canteiros de
obras(Transnordestina=saída de veículos pesados). As condições estão de boa a
regular(set/2011) e a atenção do condutor deve ser redobrada em uma serra
próxima à Salgueiro para quem vem do Sul. Em caso de dúvidas consulte o posto
da PRF antes de seguir a viagem para receber orientações sobre procedimentos
para reduzir seus riscos.
Bahia
No estado da Bahia a BR-116 passa
pelos municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé, Canudos, Euclides
da Cunha, Tucano, Araci, Teofilândia, Serrinha, Lamarão, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo
Estêvão, Rafael Jambeiro, Itatim, Milagres, Brejões, Nova Itarana, Santa Inês, Irajuba, Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Poções, Planalto, Vitória
da Conquista e sai do estado pelo município de Cândido Sales. No geral
a pista encontra-se em boas condições e bem sinalizada, exigindo atenção ao motorista
em relação ao desnível de acostamento e cuidados com fiscalização ao longo da
rodovia. Grande perigo de assalto "no km 40", no trevo de saída para
Chorrochó. Recomenda-se não parar para nada. O local fica a 40 km da divisa com
Pernambuco. Redobre a atenção entre a Divisa de Minas e Vitória da Conquista. O
trecho oferece risco para caminhoneiros próximo à Vitória da Conquista. As
ultrapassagens também são difíceis.
No município de
Jaguaquara encontra-se a Serra do Mutum, ladeira bastante perigosa onde ocorrem
muitos acidentes. Os principais radares estão sendo reativados, cautela. A
concessionária que administra o trecho entre Feira de Santana e a Divisa
com Minas Gerais é a Via
Bahia. Deformidades podem ser encontradas nos arredores de Feira de Santana, o
qual prevê-se a adequação da pista. A tão esperada duplicação terá 427
quilômetros.
Minas Gerais
No estado de Minas
Gerais, a BR-116 passa pelos municípios de Divisa Alegre, Águas Vermelhas, Cachoeira
de Pajeú, Pedra
Azul, Medina, Itaobim, Ponto
dos Volantes, Padre Paraíso, Caraí, Catuji, Teófilo Otoni, Itambacuri, Campanário, Jampruca, Frei Inocêncio, Matias Lobato, Governador
Valadares, Alpercata, Engenheiro Caldas, Tarumirim, Dom Cavati, Inhapim, Ubaporanga, Caratinga, Santa
Rita de Minas, Santa
Bárbara do Leste, Manhuaçu, São
João do Manhuaçu, Orizânia, Fervedouro, São
Francisco do Glória, Miradouro, Muriaé, Laranjal, Leopoldinae Além Paraíba. A rodovia
é uma importante ligação com a cidade de Carangola.
Rio de Janeiro
O trecho entre os
km 0, na divisa com Minas Gerais, e o km 144,5, no entroncamento com a Rodovia
Washington Luiz (BR-040), é
denominada Rodovia
Santos Dumont. O trecho entre o km 163, na Avenida
Brasil e o km 333,9 na divisa com São Paulo é denominada Rodovia
Presidente Dutra.
Trechos Concedidos:
·
CRT: Do km 2 (desentroncamento com a BR-393) até o km 144,5 (entroncamento com a BR-040).
·
CCR
Nova Dutra: Do km 163 (cidade do Rio
de Janeiro) o km 333,9 até (divisa com o estado de São Paulo).
A BR 116 entra no
Estado do Rio de Janeiro pelo município de Sapucaia (trecho mais
"solitário" da estrada; poucos caminhões trafegam), seguindo por Teresópolis, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias (onde
termina o trecho denominado Rodovia
Santos-Dumont), Rio de Janeiro (onde se
inicia o trecho denominado Rodovia
Presidente Dutra), São
João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita (servindo de
divisa entre esses dois municípios), Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Paracambi (servindo de
divisa entre esses dois municípios), Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Resende, Itatiaia e novamente Resende, já na divisa com
São Paulo.
Muito cuidado com a
Serra das Araras. Se estiver cansado, mesmo que um pouco, pare antes de
descer(Posto Nacional, da Ypiranga).
São Paulo
Entre o km zero e a Marginal
Tietê é a continuação da Rodovia Presidente Dutra. A partir do município de São Paulo em direção à
Curitiba, é a rodovia Régis Bittencourt, onde passa por grandes trechos de Mata Atlântica
preservada. Corta as seguintes cidades dentro do Estado de São Paulo: Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Guararema, Santa
Isabel, Arujá, e Guarulhos, além da Capital Paulista. (no trecho entre a divisa
SP/RJ e São Paulo, denominado Rodovia Presidente Dutra). Já no trecho entre São
Paulo e a divisa com o Paraná (Rodovia Régis Bittencourt), corta as cidades de Taboão
da Serra, Embu
das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Miracatu, Juquiá, Registro, Pariquera-Açú, Cajati e Barra
do Turvo. Neste ponto, o trecho
crítico é a Serra do Cafezal, ainda em pista simples, e com obras de duplicação que
já duram mais de dez anos, este trecho também é responsável pela maioria dos
acidentes ocorridos no trecho paulista da BR 116.
Paraná
Inicia-se com o nome de Rodovia Régis Bittencourt na divisa com São
Paulo, atravessando os
municípios de Campina Grande do Sul, Quatro
Barras, Colombo e Pinhais. Entrando em Curitiba, em que há uma interrupção, torna-se BR-476 (Linha Verde) que vai do bairro Atuba ao bairro
Pinheirinho. Já no bairro Tatuquara a rodovia volta ao seu trecho principal,
passando pelos municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo
do Tenente, entroncando-se com a PR-427 que liga o município à Lapa, e Rio Negro, já na divisa com SC.
Santa
Catarina
Inicia em Mafra (divisa com o Paraná), entroncando-se com a BR-280, que liga a rodovia às cidades de Três
Barras, Canoinhas, e Porto
União, mais adiante a BR-116
entronca-se com a SC-419, entrada
para a cidade de Itaiópolis. Passa pelos municípios de Papanduva, onde logo a frente há um entroncamento com a SC-477 que
também liga a rodovia à cidade de Canoinhas. Segue passando pelos municípios de Monte
Castelo e Santa Cecília, sendo próximo a este município o ponto mais alto em
toda a sua extensão, somando-se 1.268 metros acima do nível do mar. Passa ainda
pelo município de Ponte Alta do Norte. Entronca-se no município de São Cristóvão do Sul com a BR-470, em que dá acesso à cidade de Curitibanos e continua, passando pelo município de Correia
Pinto. Mais a frente, já no
município de Lages se entronca com a BR-282 que liga Lages à Florianópolis. Depois, segue em direção ao RS até a divisa com o município gaúcho de Vacaria.
Rio
Grande do Sul
Entroncamento com a BR-285 no km 37,6, próximo à cidade de Vacaria. Atravessa a cidade de Caxias
do Sul. No km 237 inicia o
trecho duplicado. O trecho entre Dois
Irmãos e Porto
Alegre é considerado o segundo
mais movimentado do país, com tráfego diário em torno de 120 mil veículos.
Entroncamento com a RS-239 no km
232, município de Novo Hamburgo. Entroncamento com a RS-240 no km 245, município de São
Leopoldo. Entroncamento com a RS-118 e com a BR-448, município de Sapucaia
do Sul. Entroncamento com a BR-386 no km 262, município de Canoas. Em Porto
Alegre tem-se o entroncamento
com a BR-290 (Free-Way). Fim da duplicação em Eldorado
do Sul. Pelotas é outra importante cidade atravessada pela rodovia. Lá
tem-se o entroncamento com a BR-392, BR-471 e BR-293. A rodovia acaba em Jaguarão na divisa entre Brasil e Uruguai.
Fonte: (http://www.thecities.com.br/Artigos/Brasil/Urbanismo/Transporte/Rodovi%C3%A1rio/Principais_rodovias_Brasileiras/)
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